Ondas Neutras

Notem aqui um conceito que eu considerava óbvio mas aparentemente pouca gente conhece que é o de Onda Neutra. Esse termo não é comum na literatura, mas eu o considero adequado para descrever o fenômeno.  As pessoas em geral acham que depois de uma onda de sobrepressão ou de de subpressão vem uma onda oposta (subpressão ou de sobrepressão). Isto não é verdade. Entre uma onda de sobrepressão e uma onda de subpressão existe uma Onda Neutra. A sequência de ocorrência dessas ondas depende da causa do transiente. No caso de Transientes Hidráulicos em uma adutora por gravidade devido ao fechamento de um registro a jusante, a primeira onda é a de sobrepressão, de jusante para montante. A segunda onda é a Onda Neutra, de montante para jusante e somente a terceira onda é a de subpressão, seguida de uma nova Onda Neutra, conforme o Vídeo de uma Simulação usando o Sistema UFC:

No caso dos Transientes Hidráulicos causados pela interrupção abrupta de energia, a primeira onda gerada, como mostra a simulação no software UFC, é uma onda de subpressão, que se propaga da bomba até o reservatório a jusante. A segunda onda, portanto, não é uma onda de sobrepressão, mas uma onda neutra, que se propaga de jusante para montante. A terceira é uma onda de sobrepressão, conforme o vídeo de uma Simulação usando o Sistema UFC:

Qual é a consequência dessa análise? Se você instalar um dispositivo de proteção, como um TAEB, próximo ao reservatório, ele combaterá a subpressão nesse ponto. E, ao combater a subpressão, ele também pode atenuar a sobrepressão. Dependendo das dimensões do TAEB utilizado, pode ser que você nem precise de dispositivos adicionais de sobrepressão. Isso mostra a importância de entender o fenômeno. Sempre enfatizo que o maior desafio com transientes no Brasil é justamente a compreensão desse fenômeno.

A Onda Neutra, em si, não causa nenhuma modificação no dimensionamento. Entretanto ela é importante para entendermos, por exemplo, no caso de desligamento de bomba em que haja um dispositivo anti-sobrepressão (Válvula de Alívio, Válvula Antecipadora de Onda etc.) que o trecho desprotegido da adutora ocorre entre a bomba e o dispositivo anti-sobrepressão, e não o inverso, como as pessoas pensam

 Marco Aurelio Holanda de Castro, PhD